quem vem "prosar" comigo

OBRIGADO PELA VOSSA VISITINHA

O meu mundo perfeito entre os tachos e as panelas, as formas e os tabuleiros, os cheiros das especiarias e as receitas acabadinhas de fazer, o despertar de novos sabores a busca de novos conhecimentos, a partilha do que sei com a aprendizagem do que nao sei...

Sei que nao vou agradar a todos, mas a quem agradar pode entrar, sentar-se um pouco, sentir o cheirinho do cfé acabado de fazer e o borbulhar da agua fervente para um cha aromatizado a gosto.

Sirvam-se de uma fatia de bolo, de uma bolachinha, de um paozinho, de um queque, uma queijada... o que quiserem... fiquem para o almoço ou para o jantar.

Ha sempre o carinho de uma conversa, e na despedida, espero que nos vossos rostos va estampado um sorriso porque encontraram algo que vos agradou!!!

Obrigado!!!





quarta-feira, 12 de maio de 2010

Doce tentaçao de laranja

Comprei ha nao sei quanto tempo um livro de culinaria chamado "doces delicias" tem gelados, bolos, mousses e outras sobremesas... De vez em quando pegava nele e desfolhava as suas folhas, olhava as lindas sobremesas que la vinham e pensava "oh, se calhar vou fazer este bolo, ou entao esta sobremesa"... Mas o que é certo é que nem bolos nem sobremesas saiam daquele livro...
Esta semana decidi que tinha de experimentar uma delas e saiu esta mousse, so vos posso dizer que aqui em casa todos aprovaram... Receita a repetir varias vezes!!!!




INGREDIENTES:

3 folhas de gelatina incolor
5 gemas
130 gr de açucar
1 colher de sopa de farinha maisena
1,5 dl de leite
1 laranja (raspa e sumo)
2 claras
2 colheres de dopa de açucar
5 dl de natas bem frias
agua q.b.

PREPARAÇAO

Começe por demolhar as folhas de gelatina em agua fria.De seguida misture mto bem as gemas com o açucar e a maisena e verta-lhes em fio o leite morno, mexa e acrescente a raspa da laranja. Leve ao lume em banho maria mexendo sempre para que nao queime. retire do calor assim que obtiver um creme espesso e macio.Escorra as folhas de gelatina e adicione-as de imediato ao preparado anterior, tendo o cuidado de mexer energicamente, ate que as folhas se dissolvam por completo. Junto o sumo da laranja da qual tirou a raspa anteriormente e misture bem. Reserve.

À parte levante as claras em castelo juntamente com o açucar, de modo a ficar um merengue espesso. De seguida bata as natas firmemente e adicione-as ás claras. Incorpore este preparado no creme inicial e envolva bem.
Forre uma forma (a seu gosto, sem chamine) com plicula aderente e preencha-a com o preparado. Leve ao congelador e retire do frio somente quando se encontrar bem firme.
Desenforme a "mousse" e decore a gosto.

Sem comentários: