quem vem "prosar" comigo

OBRIGADO PELA VOSSA VISITINHA

O meu mundo perfeito entre os tachos e as panelas, as formas e os tabuleiros, os cheiros das especiarias e as receitas acabadinhas de fazer, o despertar de novos sabores a busca de novos conhecimentos, a partilha do que sei com a aprendizagem do que nao sei...

Sei que nao vou agradar a todos, mas a quem agradar pode entrar, sentar-se um pouco, sentir o cheirinho do cfé acabado de fazer e o borbulhar da agua fervente para um cha aromatizado a gosto.

Sirvam-se de uma fatia de bolo, de uma bolachinha, de um paozinho, de um queque, uma queijada... o que quiserem... fiquem para o almoço ou para o jantar.

Ha sempre o carinho de uma conversa, e na despedida, espero que nos vossos rostos va estampado um sorriso porque encontraram algo que vos agradou!!!

Obrigado!!!





domingo, 14 de fevereiro de 2010

TIGELADA















A Tigelada é um doce bem tipico da zona onde eu vivo e desde pequena que eu vejo as pessoas mais velhas que eu faze-lo, nas feiras de artesanato e nas pastelarias daqui de Coja é façil encontra-lo á venda, mas nao é nada comparado com o que fazemos em casa e quando acima de tudo cozemos a tigelada em forno de lenha, confesso que hoje tb nao foi esse o caso, uma vez que a fiz no meu fogao electrico de casa e claro ja nao tem o saborzinho da que eu habitualmente faço em grandes quantidades, portanto, ja sabem.. quem vier ver aqui a receita, deve coze-la em forno de lenha, este deve estar quente mas nao em demasia, senao a crosta que a tigelada apanha por cima fica muito queimada!!! Cá vai entao a receita:

INGREDIENTES:

1 Litro de leite (de preferencia gordo, embora eu use o meio gordo)
8 Ovos
1 Limao, raspa
8 Colheres (sopa) de açucar, 1 colher de açucar por cada ovo, se quiser mais doce adicione um pouco mais.
Canela Q.B (opcional) eu nao costumo colocar

PREPARAÇAO

Bata os ovos com o açucar a raspa de limao e a canela caso a adicione. Depois de tudo bem ligado adicione o leite e volte a bater, cuidado porque vai-se formar uma espuma e pode levar a que a mistura saia para fora da bacia, (convem que esta seja funda).
coloca-se a tigelada nas formas de barro ( ha umas formas de barro vermelho, nao sao bem formas, aqui chamam-se tachos de barro, proprios para a tigelada, eu nao usei esses, porque os meus sao mto grandes,tb ha quem faça nas formas de aluminio, eu pessoalmente nao gosto, uma vez que a tigelada vai perder todo o sabor que lhe é original, coloquei esta nos meus coraçoes de barro refractario e o objectivo foi conseguido da mesma forma, embora claro perca toda a sua tradiçao, eu heide tirar fotos dos tachos que vos falo), e leva-se ao forno bem quente (eu ponho o meu electrico no maximo) até que a tigelada se encontre cozida e bem moreninha por cima, para ver se ela está cozida, faça o teste do palito, no caso de achar que se está a queimar coloque um pedaço de papel aluminio em cima dos tachos e continue a cozedura!!
Sirva bem gelada!!!

BOM APETITE!!!

Sem comentários: